sexta-feira, 12 de março de 2010

O que é mesoterapia?



A mesoterapia é um tratamento estético e terapêutico que consiste na aplicação de substâncias liporedutoras directamente na pele ou subcutâneo através de micro-injecções localizadas. As micro-agulhas (com uma espessura que varia entre 1 e 3 milímetros), bem como as substâncias liporedutoras administradas, são escolhidas de acordo com cada cliente e respectiva área a tratar. Cada vez mais popular, a mesoterapia deve grande parte do seu sucesso à sua acção tripla – lipólitica, circulatória e drenante – que contribui para uma pele mais lisa e um corpo mais tonificado.





A Mesoterapia sem agulhas



Adeus as Picadas



A Mesoterapia com produtos naturais e ionizados é reconhecida como sendo um tratamento de grande eficácia no tratamento de celulite, gordura localizada, obesidade, estrias, flacidez corporal e rejuvenescimento facial, sendo o seu único inconveniente o desconforto provocado pelas agulhas.



Na Mesoterapia sem agulhas não há punctura, mas sim a estimulação nas terminações sensitivas cutâneas. Os produtos são veiculados para o organismo através de uma sonda, que provoca o aquecimento do corpo.



Os seus efeitos são tão bons quanto os da Mesoterapia convencional, com a vantagem de ser um tratamento não evasivo e indolor seja qual for a zona a tratar, não causando nenhum tipo de hematoma ou equimose.



O tratamento que lhe propomos consiste na aplicação de produtos naturais e iónicos na área a ser tratada e na utilização de um equipamento de ultra-som, criado especialmente para o efeito. A vibração do ultra-som e o aquecimento da região facilitam a penetração e acção do produto, tornando o tratamento extremamente eficaz.

Antigamente era uma técnica desagradável, uma vez que em cada sessão poderiam ocorrer mais de 100 picadas. Actualmente, o tratamento é mais eficaz e não necessita de agulhas, sendo cada vez mais habitual recorrer à Mesoterapia sem agulhas, por via percutânea, através da utilização de sondas e de impulsos eléctricos.

O tratamento é realizado exclusivamente na zona afectada, sem interferir no resto do organismo e diminuindo, deste modo, a existência de efeitos secundários.



De entre as muitas vantagens apresentadas pela Mesoterapia sem agulhas podemos destacar:

  • Rápido e indolor;
  • Processo não invasor;
  • Reduzida probabilidade de efeitos colaterais;
  • Não necessita de repouso após o tratamento;
  • A sua actuação faz-se, directa e exclusivamente nas zonas a tratar.

O tecido epitelial da pele é dividido em três camadas:



Epiderme (Epi = periferia Derme = Pele), camada mais externa da pele, onde se encontram as camadas de células epiteliais.

Derme: Parte da pele onde estão instalados a maior parte de suas estruturas: Artéria, Veia, Nervo, Glândula Sebácea, Glândula Sudorípara e Folículo Piloso.

Hipoderme ou tecido Subcutâneo: Camada de gordura da pele que se diferencia em determinadas áreas do corpo, podendo ser maior ou menor, dependendo da necessidade do organismo.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Mesoterapia: Antecedentes históricos

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Dr. Michel Pistor (1924-2003) realizou a pesquisa clínica e fundou o campo de mesoterapia. Multi-nacionais de pesquisa em terapia intradérmica, culminou com o trabalho de Pistor 1948-1952 em humanos, tratamentos mesoterapia. A imprensa francesa cunhou o termo Mesoterapia em 1958. A Academia Francesa de Medicina Mesoterapia reconhecida como uma especialidade da medicina em 1987. Popular nos países europeus e da América do Sul, mesoterapia é praticado por cerca de 18.000 médicos no mundo inteiro.

Mesoterapia foi criada na França, há 38 anos, pelo médico Dr. Michel Pistor. A Mesoterapia é um tratamento simples, inofensivo e localizado, sendo da gordura e volume corporal. Cada vez mais procurada, esta terapia obtém resultados rápidos e visíveis após apenas dez sessões.

Para resolver problemas de administração de drogas que as vias normais – oral, tópica ou venosa – não resolviam ou que acarretavam efeitos colaterais indesejáveis.
O método mostrou-se eficiente para uma série de doenças – reumáticas, circulatórias e patologias infecciosas.

Na área da estética, estudos indicaram no combate á celulite, queda de cabelos e eliminação de rugas, especificamente as de expressão etc.


***************************************************




Tipos de Tratamentos



  • Limpeza facial: a base de todos os tratamentos de rosto, não é nada mais do que uma limpeza profunda, onde é dada particular atenção aos poros e à sua desobstrução. Os produtos utilizados são seleccionados conforme o tipo de pele em questão e a sua aplicação ganha, inevitavelmente, contornos de uma suave massagem, terminando com uma hidratação extrema.
  • Esfoliante facial: um tratamento que ajuda a renovar a pele, eliminando as células mortas que a envelhecem, arrastando, em simultâneo, todas as impurezas que bloqueiam o aspecto natural da pele. Uma excelente sugestão para quem tem pele oleosa, sofre de acne, mas também para fumadores e pessoas que estão constantemente expostas a ambientes de elevada poluição.


  • Hidratação facial: o tratamento perfeito para fazer a transição entre estações, é particularmente eficaz quando aplicado depois do Verão – devido à exposição solar, banhos de mar e piscina – e no final do Inverno – devido às temperaturas mais agrestes – devolvendo à pele o seu equilíbrio natural e uma hidratação luxuosa para enfrentar, com saúde e beleza, o resto do ano.


  • Purificante facial: é o ideal para rostos cansados e que estão em permanente contacto com ambientes poluídos e/ou agressivos, sendo igualmente recomendado para fumadores. A sua acção regeneradora e reconfortante, prepara a pele do rosto para o que der e vier! É ainda indicada para purificar a pele antes de fazer algum tratamento mais intensivo ou imediatamente antes de iniciar o uso de uma nova linha de produtos cosméticos.


  • Anti-acne facial: para quem luta com acne persistente, este tratamento está especificamente vocacionado para tratar as glândulas sebáceas, drenando e/ou extraindo pontos brancos e negros, seguido de uma acção de asseptização (desinfecção) para prevenir o seu reaparecimento. O resultado? A reestruturação cutânea, para uma pele renovada e lisa.


  • Anti-envelhecimento facial: o tratamento choque contra um dos maiores inimigos do rosto – as rugas! Reparadora e actuando de forma localizada e em profundidade, devolve à pele a sua juventude e textura aveludada, assegurando assim uma beleza que se quer eterna.


  • Anti-stress facial: especialmente pensado para quem tem um estilo de vida muito cansativo e/ou altamente stressante – o que acaba sempre por se reflectir no rosto – este tratamento mune-se da vitamina C e do oxigénio para revitalizar e fortalecer a pele, devolvendo-lhe o seu aspecto jovem e resplandecente.


  • Aromaterapia de rosto: o poder da aromaterapia é aproveitado ao máximo para restituir a luminosidade genuína do rosto, nomeadamente através das propriedades dos melhores óleos essenciais – 100% naturais – que, aliados a movimentos de massagem revigorantes e tonificantes, são um mimo para o rosto e pescoço.


  • Massagem facial: dependendo mais na habilidade e força das mãos, do que dos produtos cosméticos, este tratamento recorre a técnicas de massagem várias que se centram na face, cabeça, pescoço e ombros. Para além de aliviar a tensão acumulada, incentiva a circulação e o fluxo linfático, melhora a textura do cabelo e, claro, confere uma luminosidade quase imediata à pele do rosto.


  • Endermologia facial: um pequeno aparelho motorizado (composto por um sistema de sucção e dois rolos) desliza sobre o rosto, enrolando e desenrolando a pele. Um tratamento completamente indolor que, ao estimular a circulação do sangue, vai diminuir a gordura superficial, revelando uma pele lisa, tonificada e macia ou melhor dizendo é que também conhecida como mesoface, aplica os princípios da mesoterapia ao rosto, mas sem recurso a agulhas. A acção deste aparelho “roll-on” dotado de estímulos eléctricos, potencia a micro-circulação e a drenagem linfática, dissipando a gordura superficial para uma pele mais suave e firme.


  • Lifting: estimula a renovação do colagénio que dá firmeza à pele, sendo uma boa solução para peles cansadas, envelhecidas, flácidas ou que foram alvas de uma exposição solar excessiva. Para além das máscaras e ampolas intensivas, podem ser utilizados várias técnicas de massagem e ainda aparelhos específicos.


***************************************************


Soluções para combater a celulite



É um choque quando nos apercebemos dos primeiros sinais de “casca de laranja” nos nossos corpos… parece que surgiram de um dia para o outro e, de repente, não voltamos a exibir certos centímetros da nossa pele a ninguém!
Nenhuma mulher ou homem é imune à celulite (aliás, afecta 90% da população feminina mundial!), mas isso não quer dizer que tem de se render à sua invasão! Saiba quais os tratamentos que podem ajudar a defender-se da indesejada celulite.



TRATAMENTOS:



Mesoterapia


Micro-injecções localizadas que estimulam a micro-circulação e a drenagem linfática, dissipando a gordura superficial para uma pele mais lisa e firme. Existe ainda uma versão sem agulhas, que utiliza um aparelho “roll-on” que desliza sobre a pele e cujos estímulos eléctricos penetram profundamente para melhorar o efeito “casca de laranja”.


Banho Escocês

Jactos de água quente e fria são direccionados individualmente para as zonas a tratar, enquanto a pessoa se mantém de pé. Estimula o sistema circulatório o que, por sua vez, funciona como um tratamento eficaz contra a celulite.


Banho Vichy

Uma combinação entre jactos de água quente e massagem manual dão o nome a esta técnica que actua em profundidade nos sistemas linfático, circulatório e nervoso.


Body System

Igualmente intensivo, este tratamento implica a aplicação de faixas nas zonas do corpo afectadas, as quais estão ligadas a um aparelho que, através de raios infravermelhos produz a termo-sudação (a transmissão de calor permite a eliminação de toxinas, activação do metabolismo, melhoramento da circulação e modelação da silhueta) e a electro-estimulação (desenvolve os músculos, melhora o aproveitamento das substâncias nutritivas da pele, estimula a circulação sanguínea).


Crioterapia

Este tratamento vai buscar o seu nome à própria solução “crioterápica” que, aplicada directamente sobre a pele, provoca o arrefecimento das células o que, por sua vez, desencadeia uma reacção térmica que obriga o corpo a gerar energia para equilibrar a temperatura do organismo – e essa energia vai buscá-la à gordura acumulada, ou seja, à celulite instalada.


Dermosucção Corporal

Um tratamento intensivo que recorre à acção de um equipamento específico que junta a massagem por sucção e infravermelhos, para eliminar o efeito “casca de laranja”, activando a circulação e remodelando a silhueta.


Drenagem linfática manual

Um tratamento manual, não invasivo e indolor, que recorre a movimentos suaves e ritmados que, para além de relaxarem o corpo, estimulam a circulação linfática, o processo imunitário e a regeneração de tecidos.


Endermologia

Um tratamento não invasivo e indolor que recorre a um aparelho motorizado (composto por um sistema de sucção e dois rolos) que, à medida que vai enrolando e desenrolando a pele, torna-a mais lisa. Esta “ginástica da pele” estimula a circulação do sangue e a drenagem linfática, o que vai diminuir ou eliminar a gordura superficial para uma pele tonificada e macia.


Envolvimentos corporais

Aplicar directamente sobre a pele camadas de preparados especiais que incluem algas marinhas, lamas vulcânicas, óleos essenciais, chocolate, café ou chá verde, barro negro, vinho… são apenas alguns dos vários envolvimentos anti-celulíticos pensados para tratar o efeito “casca de laranja”, devolvendo à sua pele firmeza e luminosidade.


Massagens anti-celulíticas

Para além das suas características relaxantes, as massagens anti-celulíticas trabalham as zonas da barriga, coxas, nádegas e ancas, os locais onde a celulite se instala mais, reafirmando o corpo, melhorando a elasticidade e a firmeza da pele.


Pressoterapia

Considerada a versão mecânica da drenagem linfática manual, a pressoterapia implica o vestir de uma espécie de “botas de borracha” impermeáveis que, tal como um par de calças, vão dos pés até à cintura. Ligadas a um aparelho computorizado que enche e esvazia as “botas” com ar, o efeito de “bombeamento” estimula o sistema linfático e a drenagem das substâncias tóxicas do organismo.


Radiofrequência

Este tratamento utiliza um aparelho que, emitindo ondas rádios, actua na zona subcutânea, nomeadamente na contracção das células de gordura. À medida que a gordura vai ficando mais condensada, a pele torna-se mais forte e plana.


**************************************************


Restauração da saúde da pele:



Podemos dividir o tratamento da pele em várias fases, valorizando cada fase quanto maior for a necessidade clínica de cada paciente. As principais fases são:


Higienização, correcção, estimulação, regulação, hidratação, prevenção e manutenção.


1. Higienização

É realizada pela manhã e à noite, com movimentos suaves e água morna ou fria. A água quente pode estimular o aumento de oleosidade em peles oleosas e maior ressecamento em peles secas.


2. Tonificação

Eficientes na remoção de células mortas, sebo, partículas de maquiagem, bactérias. Promove suave hidratação à pele, preparando-a para os princípios activos.
Os tonificantes devem ser aplicados com uma leve pressão e não devem ser enxaguados.


3. Correcção

Este processo é limitado à epiderme e visa corrigir as características alteradas de cada pele. Deve, portanto, ser individualizado.
É nessa etapa que vamos procurar melhorar a pele acnéica, corrigir hipercromias (manchas escuras), diminuir a sensibilidade cutânea, restaurar o tom natural e saudável da pele, eliminando a necessidade de maquiagem, restaurar a hidratação das células, abrir os poros ocluídos, entre outras acções.
Qualquer processo de correcção pode ser realizado de uma maneira suave, a longo prazo, ou mesmo de uma forma agressiva, de resultados mais rápidos, em torno de 4 meses. Os produtos utilizados apresentam múltiplas funções, aplicados conforme a necessidade clínica individual.


4. Estimulação

O processo de estimulação apresenta efeitos directos e predominantes sobre a derme (camada mais profunda da pele). O processo de estimulação é sempre acompanhado pelo processo de correcção. A correcção nem sempre é acompanhada pela estimulação.
A restauração da saúde da pele, está directamente relacionado ao tipo da pele, apresentando objectivos de acordo com as necessidades vigentes.
A pele fina necessita de um aumento em sua espessura que é obtido com a estimulação a longo prazo. Somente a correcção não consegue promover o espessamento cutâneo, mas somente uma melhora da superfície da pele.
A pele espessa necessita de restauração da suavidade e maciez conseguida através de actuações mais agressivas.
Outros factores também são importantes como a pele oleosa, seca, flácida, sensível, etc.
O ácido retinóico pode ser considerado o estimulador mais eficiente deste processo.


5. Regulação

São utilizados quando se deseja maior adesão dos pacientes com peles sensíveis. Adicionamos loções matinais suaves com substâncias humectantes e hidrocortisona a 1%.
Evitam o aparecimento de irritação, sensibilidade e desconforto no início dos tratamentos mais agressivos. Podem ser utilizados até 3 vezes ao dia nos casos de prurido (coceira) intenso, sensação de queimadura ou vermelhidão, e nos casos de necessidade de interrupção do tratamento.


6. Hidratação

A utilização de humectantes só deve ser feita se apesar das fases de correcção e estimulação, a pele continuar ressecada. Geralmente são necessários para peles ressecadas e sensíveis.


7. Prevenção

Filtros Solares

O uso do correcto filtro solar é essencial para a adequada restauração da saúde da pele. Sua actuação deve evitar o entupimento dos poros, reduzindo os efeitos deletérios do sol sobre a pele. Devem ser de amplo espectro com cobertura para radiação ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB) e reaplicados a cada 3 ou 4 horas. Com a exposição solar devem ser reaplicados a cada 60 a 80 minutos para evitar problemas pigmentares. O factor de protecção ideal para a restauração da saúde da pele é o 30, devendo ser aplicado 20 minutos antes da exposição solar.


8. Manutenção

O tratamento é realizado por ciclos, dependendo da necessidade clínica de cada paciente. Pode ser realizado de um modo agressivo em altas concentrações dos princípios activos ou mais suavemente. O esquema de manutenção também é adaptado, mas de uma forma geral é realizado com a utilização dos princípios activos duas vezes por semana, alternados com loções humectantes. O uso do filtro é diário e indispensável.


***************************************************